Top Social

SÉRIES LITERÁRIAS QUE AINDA NÃO TERMINEI

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Há alguns anos existiam gêneros específicos da literatura que obrigatoriamente tomavam forma através de uma série com, no mínimo, quatro livros. Um exemplo são os títulos de fantasia e aventura que, em sua maioria, especialmente quando voltados ao público infantil, apresentam diversos livros publicados sobre um mesmo universo. Atualmente esses gêneros ainda seguem esse modelo de publicação, mas outras temáticas vêm ganhando cada vez mais o coração do leitor e fazendo com que o autor sinta que há algo mais a ser dito, o que resulta em, no mínimo, uma trilogia. 

Muitas vezes compramos um lançamento acreditando tratar-se de um livro solo quando, na verdade, é o início de uma trilogia ou saga. Um formato que se tornou popular recentemente é o de duologia, quando bastam dois livros para concluir a história - era o caso de "Para todos os garotos que já amei" e "P.S.: Ainda amo você", de Jenny Han, mas autora acabou escrevendo um terceiro livro

Sendo assim, existem inúmeros títulos na minha estante que comprei sem saber que haveriam mais livros para acompanhá-los ou simplesmente séries e trilogias que ainda não concluí, seja por falta de tempo ou porque o primeiro livro não me cativou tanto assim. E é sobre tais livros que irei falar.

DUOLOGIAS

 

"Todo Dia" e "Outro Dia" - David Levithan 

"Como eu era antes de você" e "Depois de Você" - Jojo Moyes

Por que não li? Apesar de ter lido o primeiro livro e até mesmo gostado do desenvolvimento da trama, personagens, etc., tenho a sensação de que a história foi concluída e não necessariamente precisava de uma continuação. Eventualmente serão livros que irei ler mas, por enquanto, ainda não me convenci da necessidade de realizar essa leitura.

TRILOGIAS

 

"A Desconstrução de Mara Dyer", "A Vingança de Mara Dyer" e "A Evolução de Mara Dyer" - Michelle Hodkin

"Enfeitiçadas", "Amaldiçoadas" e "Predestinadas" - Jessica Spotwood 

"Belezas Perigosas", "Anjos Rebeldes" e "Doce e Distante" - Libba Bray

"A 5ª Onda", "O Mar Infinito" e "A Última Estrela" - Rick Yancey 

Por que não li? As duas primeiras trilogias citadas são situações onde li o primeiro livro, demorei para adquirir os seguintes e ainda não iniciei a leitura pois sei que talvez seja preciso reler o primeiro. E no caso de Mara Dyer a tradução é muito (muito mesmo) ruim, o que me afasta um pouco da leitura.

A trilogia de Libba Bray é maravilhosa e apenas não li o último livro, o que se deve ao fato de "Doce e Distante" ser um título difícil de encontrar e quando isso acontece o preço é exorbitante. No caso de Rick Yancey também li os dois primeiros livros, mas simplesmente parei de me importar com aqueles personagens e não sei se vale a pena reler os dois primeiros livros para relembrar a história e depois comprar o terceiro livro. 

SAGAS

 

"Os Instrumentos Mortais" - Cassandra Clare 

"As Crônicas de Gelo e Fogo" - George R.R. Martin

Por que não li? "Os Instrumentos Mortais" foi uma série que iniciei ainda no ensino médio, quando apenas os três primeiros livros haviam sido publicados no país. Li o primeiro livro e amei. Mas nunca dei continuidade porque queria possuir minhas próprias cópias. Então, quando a editora lançou aquela edição especial em capa dura que compila os dois primeiros livros, comprei. Reli o primeiro no ano passado e continuei gostando. Porém, não tanto quanto da primeira vez. E isso me fez pensar que talvez acabe não gostando da série, o que me deixa receosa de continuar a leitura, pois admiro muito o trabalho de Cassandra Clare. Faz sentido?

No caso de "As Crônicas de Gelo e Fogo" não li os dois últimos livros publicados porque até o presente momento George R.R. Martin ainda não revelou nenhuma espécie de data de lançamento para suas continuações, quando o quinto livro da série foi publicado há seis anos. Quando houver uma previsão para o sexto livro, darei continuidade a leitura da série.

Para que a postagem não ficasse muito extensa procurei me ater aos livros que sinto que já deveria ter lido a essa altura do campeonato, ou seja, existem outras trilogias e sagas ainda não concluídas na minha estante, mas como algumas são lançamentos acredito ainda estar "no tempo certo" para realizar a leitura. Espero que tenham gostado desse estilo de postagem! Tem alguma série não concluída? Deixe aqui nos comentários, assim eu vejo que não estou sozinha ;)



Post Comment
Postar um comentário