Top Social

RESENHA | DEPOIS DE VOCÊ - JOJO MOYES

domingo, 13 de agosto de 2017

SINOPSE

Louisa ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la. Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

RESENHA



Toda boa história merece uma continuação, e a de Louisa Clark não poderia ficar de fora. Nós já conhecemos a personagem no livro "Como eu era antes de você", que conta a história dela e de seu relacionamento com Will Traynor, dois jovens que aprenderam muito um com o outro, principalmente sobre limitações e claro, o amor.

Em "Depois de Você", mostra como Lou prosseguiu a vida após a morte de Will, o qual considerou ser o amor de sua vida. E seguindo os conselhos dele, ela aproveitou a França, descobriu novas pessoas, sabores e viveu diversas experiências. Mas mesmo com uma vida que a maioria deseja, se cansou de viajar pelo mundo e não ter um lugar para chamar de seu. Então, comprou um apartamento em Londres e colocou como meta conseguir um emprego.

Mesmo com o conhecimento adquirido durante as viagens e toda vivência que conquistou, Louisa ainda se sentia perdida. Não morava mais com sua família, não tinha mais o costume de vestir suas roupas originais e tão exóticas e também não tinha com quem compartilhar o que acontecia em sua vida. Começou a trabalhar em um bar no aeroporto da cidade, participar de um grupo de pessoas que já perderam alguém importante na vida e assim, seguir com sua vida adiante. Porém, nada parecia funcionar. 

Após um dia de cansaço e tédio, Lou bebe além do que deveria e sofre um acidente, caindo do terraço de seu apartamento. É a partir desse acidente que as coisas começam a mudar na vida de Louisa. Ela volta a morar na casa de seus pais, para se recuperar do ocorrido e é nesta parte que ela começa a se redescobrir. Lou passa a entender seu luto interminável pela morte de Will, a compreender sua família e se encontra envolta de momentos e situações que não esperava viver.

Uma pessoa entra na vida de Louisa e muda completamente o rumo que ela estava tentando tomar. Esta pessoa traz novamente à tona todas as lembranças que ela guardou de Will, mas também questionamentos e dúvidas sobre o que ela realmente conhecida sobre a vida dele. E sem querer – ou por pura obra do destino -, a pessoa acaba guiando a vida de Lou para uma direção diferente.

Além disso, o paramédico que salvou a vida de Lou, Sam Fielding, chega de uma forma natural e surpreendente, dando o toque de romance e leveza esperada. Sua presença é essencial para que ela possa seguir em frente e se desprender de coisas vividas no passado.

E o que aprendemos compartilhando nossas memórias, nossas tristezas e nossas pequenas vitórias é que não há problema em ficar triste.

As palavras que definem este livro são amadurecimento e descoberta. A vida de Louisa nunca foi as das mais fáceis, mas agora, ela sabia o que estava buscando e querendo para si. Foi uma jornada de crescimento pessoal e até profissional, dando a ela a oportunidade de ser quem ela realmente queria ser. 

O livro todo é um ensinamento, de como você pode sim seguir em frente sem esquecer suas raízes e seu passado, mas almejando conquistar alguma coisa no futuro. Mostra que mesmo tendo vivido um grande amor, nada impede que outro surja em sua vida e com ele, possa ter outras e tão boas experiências quanto antes. Viver é arriscado, difícil e cansativo, mas é prazeroso e tão bom que não podemos deixar de fazer isso da melhor maneira que pudermos. Lou nos prova exatamente isso. Não importa se você ainda se sente triste e em luto pela morte de alguém querido, se está sem emprego ou não sabe o que fazer, mas tudo tem um porquê e uma saída. Basta tentar.

Nenhum de nós segue em frente sem olhar para trás. Seguimos em frente sempre levando aqueles que perdemos.

Para mim que não sou fã de livros de romance, "Depois de Você" conseguiu me instigar assim como seu antecessor. Claro que ele não é tão comovente como o primeiro, porém me identifiquei mais com este por ser mais realista, pé no chão. O livro é sobre como superar seus medos, dores, perdas e adquirir aprendizado para assim, recomeçar.


Post Comment
Postar um comentário